Human Rights logia avanços do Brasil

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013


WASHINGTON (AFP) – A Human Rights Watch (HRW) saudou os avanços alcançados pelo Brasil na questão das violações dos direitos humanos cometidas sob a ditadura, ao mesmo tempo em que denunciou a repressão em Cuba, os abusos do governo venezuelano e a impunidade no México, em seu relatório anual de 2012 divulgado nesta quinta-feira 31.
Segundo a organização americana, “em 2012, o Brasil deu passos significativos sobre os graves abusos de direitos humanos cometidos durante a ditadura do país (1964-1985)”.
Policiais ficam de guarda na entrada do Museu do Índio, no Rio de Janeiro, em 12 de janeiro. Foto: ©afp.com / Vanderlei Almeida
Policiais ficam de guarda na entrada do Museu do Índio, no Rio de Janeiro, em 12 de janeiro. Foto: ©afp.com / Vanderlei Almeida
“Em maio, uma comissão nacional da verdade começou a investigar casos de abusos daquela época, e em agosto um juiz federal ordenou os primeiros julgamentos criminais de ex-agentes estatais por seus supostos papeis em desaparecimentos forçados cometidos em 1973 e 1974″, ressalta a ONG.
No Brasil, a questão carcerária também foi apontada como um problema, com muitas das prisões do país superlotadas ou afundadas em violência e episódios de tortura. Além disso, as condições desumanas nas cadeias do país facilitam a propagação de doenças, e o acesso dos prisioneiros a atendimento médico permanece inadequado.
A HRW também saudou os avanços alcançados na Argentina na questão da ditadura, mas, por outro lado, se mostrou preocupada pela diminuição da independência judicial no Equador.

Mais informações no site: Carta Capital


.



0 comentários:

Postar um comentário

 
JPT DE CG - RN © 2011 | Direitos Autorais: (rrmoralnews.com) Railton Rocha 84 96670229