Carcaças de animais continuam sendo jogados próximo do Rio Upanema |
Chiqueiro de porco perto do rio Upanema e da casa da Secretária de Obras Liliane Almeida |
Uma pessoa que rotineiramente passa no percurso da comunidade rural do Campo de Aviação fez as fotografias e enviou para a equipe do blog JPT CG indignado com a falsa notícia que a Prefeitura de Campo Grande divulgou no seu site afirmando que havia resolvido o problema de contaminação do Rio Upanema pelos chiqueiros de porcos. Na verdade, apenas escondeu dos olhos dos viajantes. A prefeitura simplesmente teve o cuidado de retirar do local próximo a ponte velha para não ser vista por quem vem ou vai do interior para a capital, mas colocou num outro local que contamina o rio sem quase ninguém vê.
Segundo a mesma fonte que preferiu não se revelar temendo retaliações, o novo local fica na comunidade rural do Campo de Aviação, num ponto distante menos de 300 metros da casa da Secretária de Obras, Liliane Almeida, e há menos de 1 km do Rio Upanema, tendo ainda o agravante de ficar perto do riacho que escorre para aquele rio. O fato ainda se agrava com as presenças de restos de rezes abatidas que são lançados próximos do local. Então, não é verdade a notícia oficial recentemente publicada pela prefeitura de que "os chiqueiros foram retirados daquele local (perto da ponte velha) pois representavam risco de impacto ambiental ao rio Upanema em virtude das instalações serem inadequadas e estarem muito próximos do leito do rio. Ela informou ainda que a Prefeitura Municipal já disponibilizou aos criadores de suínos um novo local (terreno) para a instalação dos chiquerios, local esse mais apropriado para a atividade de criação de porcos e afastado do rio (VIDE MATÉRIA DA PREFEITURA SOBRE O MESMO TEMA QUE FOI REPRODUZIDA ABAIXO).
Isso não é solução. Isso é ilusão. É fato que os criadores de porcos precisam de um local adequado para continuarem com as suas fontes de renda, mas esta não é a maneira correta de resolver um problema ambiental. Tirar da vista da opinião pública melhora somente a imagem da gestão, mas o rio continuará sendo atacado de poluentes e a população que se banha e consome peixe do Rio Upanema continua no drama da poluição ambiental. Aqui nem pode ser chamado de jogar a sujeira para debaixo do tapete pois na verdade a sujeira segue indo para dentro do rio mesmo.
0 comentários:
Postar um comentário