PNUD/ONU: O IDH melhorou em todos municípios do Brasil. Então a mudança foi FEDERAL

quarta-feira, 31 de julho de 2013

A mudança de cor do mapa é a melhoria de vida do povo brasileiro, em 10 anos de PT
O prefeito Antonio de Narciso como todo gestor que gosta do seu município celebrou na matéria abaixo a notícia que Paraú melhor o IDH, de acordo com os dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, divulgado recentemente pela ONU. Na Festa de Santana recém concluída, a Prefeitura de Campo Grande/RN também anunciou que "nesta terra o progresso não pára". Que bom!.

Qual será o motivo da acentuada melhoria da qualidade de vida de todo o Brasil ? Por que fator o país agora se desenvolve do Oiapoque ao Chuí e não mais concentra o desenvolvimento apenas no Sul e Sudeste ? O fato é que o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, feito Pelo Instituto de Pesquisas Aplicada - IPEA não deixa dúvidas que a mudança para melhor aconteceu em todas as regiões e para o interior deste país continental. Portanto, é uma MUDANÇA FEDERAL.

São muitas as razões, mas pode-se resumir na distribuição de investimentos que o Governo Federal passou a fazer mais equitativamente entre as regiões brasileiras e nestas fazendo sair dos grandes centros até os interiores. A eletrificação chegou em 100% da zona rural e com ela o conforto dos eletrodomésticos como geladeira, liquidificador, ferro de engomar, máquina de lavar, TV, som e aparelho DVD.

O tão ameaçado Programa Bolsa Família (porque só é o que se vê é rico perguntando quando o governo vai acabar com isso). Mas este Bolsa Família melhorou rendimento escolar, o regular acompanhamento médico das crianças e trouxe renda para  aquecer os comércios interioranos que estavam decadentes há pouco mais de 10 anos. A educação mudou significativamente e foi feito valer a interiorização das universidades com multiplicação das vagas e cotas para alunos/as de famílias menos favorecidas.

A construção civil impulsiona obras e faz casas em todos os centros urbanos e também nas localidades rurais deste país: em São Paulo/SP, em Paraú e ao lado do Conjunto Padre Pedro Neefs, em Campo Grande/RN. O crédito ficou mais fácil para quem vive da agricultura familiar e a convivência com o semiárido começou a acontecer efetivamente com o financiamento de estruturas que armazenam água e comida para os períodos de estiagens.

Mas a Presidenta já avisou: "o fim da miséria é apenas o começo". Os dados do PNUD que constataram a melhoria na qualidade de vida do povo brasileira consideram longevidade (idade média do povo brasileiro), renda (ganho médio per capita) e educação (tempo médio de permanência na escola). Se de um lado é difícil dizer que já chegou no ideal, do outro é impossível não perceber que o Brasil melhorou por contribuições marcantes dos Governos Lula e Dilma.

Pelo menos o médio oestano do RN sabe que vamos na estrada certa. E por falar em estrada, a BR 110 já está quase pronta. Outra obra de ... Acertou !.


0 comentários:

Postar um comentário

 
JPT DE CG - RN © 2011 | Direitos Autorais: (rrmoralnews.com) Railton Rocha 84 96670229