Conheça um pouco da biografia de Caramurú Paiva, homenageado com a comenda da Câmara de Vereadores de CG

sábado, 27 de julho de 2013



Caramurú Paiva tem dedicado a vida a Campo Grande
Francisco Caramurú de Oliveira Monte Paiva e Azevedo nasceu em 1974, viveu a infância na zona rural e a partir da adolescência passou a morar na cidade de Campo Grande/RN.
Caramurú Paiva logo cedo mostrou seu lado das lutas sociais. Aos 14 anos foi vice presidente e, em seguida, presidente do Grêmio Estudantil Francisco Costa de Medeiros; na Escola Joaquim Leal Pimenta. Depois ele participou do movimento nordestino de teatro de rua quando fundou a companhia teatral Canal Cultural e da Companhia Teatral Transformação.
No esporte amador, Caramurú Paiva teve destaque como jogador o suficiente para atuar na seleção de Campo Grande e até hoje colabora na condição de organizador de eventos esportivos.
Nos estudos, Caramurú foi um aluno brilhante. Ele estudou nas Escolas Públicas campo-grandenses de Francisco Ivo (atual Ieda Medeiros Dantas Saldanha), Professor Adrião Melo e Professor Joaquim Leal. As excelentes notas escolares renderam indicação e aprovação numa das primeiras experiências profissionais, como menor aprendiz do Banco do Brasil, na agência Campo Grande.
Em 1993 fez 2 vestibulares e passou nas primeiras colocações para o curso de letras, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, e engenharia agronômica, na ESAM, atual Universidade Federal do Semi-árido. Caramurú Paiva fez opção de se formar em agronomia mostrando a identificação com a terra trazida desde o pai, Sr. Paiva; e a mãe, D. Rita Góes.
Caramurú Paiva é casado com a professora Joyce Azevedo e tem as filhas Iracema, Açucena e Mel. Na faculdade descobriu a agricultura agroecológica ao trabalhar 3 anos como bolsista responsável com 45 espécies de plantas medicinais.
Paralelo à universidade, Caramurú Paiva foi professor de Matemática do ensino médio, na Escola Estadual Vasconcelos, de Mossoró, quando obteve avaliação de “excelente desempenho” pela direção escolar. O dinheiro deste trabalho garantia a manutenção da família.
Convidado pelo pai, que tanto admirava, antes de terminar a faculdade assumiu a gerência das duas propriedades rurais familiares onde trabalhou com criação de caprinos e bovinos, manejo da mata nativa e a produção de comercialização ligada a cajucultura e produtos artesanais derivados do caju.
Logo que concluiu o curso de Engenharia Agronômica passou a trabalhar em Organizações Não Governamentais de Assessoria Técnica a agricultura Familiar. No Centro Terra Viva atuou pelo Projeto Umbuzeiro, da SUDENE/ASSOCENE/REDE CAT, apoiando planejamentos de projetos produtivos e fazendo a formação de conselheiros em Rafael Fernandes, Caraúbas e Campo Grande.
Depois foi para a Cooperativa Terra Livre onde coordenou uma equipe técnica de elaboração de Planos de Desenvolvimento de Assentamentos de Reforma Agrária de Mossoró e região. O bom desempenho e o compromisso destes trabalhos aproximaram Caramurú Paiva ainda mais dos movimentos social e sindical do Estado.
No ano de 2002 Caramurú Paiva foi selecionado para coordenar a implantação da ARCO OESTE, agência de apoio a comercialização da agricultura familiar do médio oeste. O papel da organização era facilitar o escoamento de produtos agrícolas e pecuários em cerca de 10 municípios da região. O projeto era investido pelo Governo Federal através do INCRA RN que ao final de um ano considerou como um grandioso trabalho o desempenho de Caramurú Paiva diante do resultado alcançado.
O Engenheiro Agrônomo Caramurú Paiva ainda foi um dos fundadores e primeiro coordenador institucional do Núcleo Sertão Verde, uma das maiores Organizações Não Governamentais de atuação junto à agricultura familiar do Nordeste Brasileiro com ações premiadas nacional e até internacionalmente.
Entre 2003 e 2008 atuou no Governo do Presidente Lula, quando assumiu a supervisão local do Projeto Dom Hélder Câmara, no Rio Grande do Norte. Através deste cargo coordenou atividades que promoveram a inclusão social e o desenvolvimento sustentável de cerca de 2000 famílias agricultoras em 17 municípios. O trabalho recebeu aprovação dos beneficiários e instituições envolvidas e atestadas de excelência das auditorias do FIDA/ONU e foi neste período que Campo Grande passou a ser atendido pelo PDHC.
No ano de 2006 assumiu a presidência do PT Campo Grande e a Coordenação partidária do médio oeste. A frente dos dois cargos contribuiu para que o Partido dos Trabalhadores crescesse regionalmente com a eleição de vários mandatos de vereadores, vice-prefeito e prefeito; e foi decisivo para que o PT assumisse pela primeira vez o cargo de vice-prefeito em Campo Grande.
Na condição de vice-prefeito tem cumpriu um papel diferente dos seus antecessores. Tendo uma agenda política inovadora, realiza ações decisivas na captação de recursos para importantes projetos municipais e fortalecimento das organizações sociais de Campo Grande. Nos eixos prioritários do mandato constou o apoio ao trabalho do executivo com a elaboração de projetos e articulação de recursos; apoiou a juventude e mulheres; fortaleceu a educação e a cultura; gerou de renda e desenvolvimento rural sustentável; se relacionou com a terceira idade; fez um forte trabalho de comunicação social; e promoveu ações de convivência com o semi-árido e também as de democratização do Estado.
O resultado em favor das classes menos favorecidas deu reconhecimento popular ao mandato, mas por outro lado, trouxe reações fervorosas dos setores mais tradicionais e conservadores da política municipal. O que eles não conseguiram apagar foi o fato de, como vice-prefeito, Caramurú Paiva conseguido incluir Campo Grande na Coordenação Política Nacional da Rede de Colegiados Territoriais, recebido o prêmio de melhor conselho do FUMAC pelo Banco Mundial e participado decisivamente da conquista de investimentos estruturantes como a ponte de acesso, 7 ônibus, 30 empregos com fábrica de roupa, cursinho gratuito e tantos outros projetos.
Atualmente Caramurú Paiva coordena a execução do Programa 1 Terra e 2 Águas, da Articulação do Semiárido com investimentos federais e execução pelo Núcleo Sertão Verde nos municípios de Serrinha dos Pintos, Portalegre, Caraúbas e Campo Grande.
Caramurú Paiva nas atividades políticas foi recentemente convidado para fazer a representação da Deputada Federal Fátima Bezerra nas regiões do médio e alto oeste potiguar.


0 comentários:

Postar um comentário

 
JPT DE CG - RN © 2011 | Direitos Autorais: (rrmoralnews.com) Railton Rocha 84 96670229