Segundo secretária mexicana de Desenvolvimento Social, Lula contribuirá com ideias e experiências para programa contra fome |
Segundo secretária mexicana, experiência de ex-presidente no Fome Zero pode contribuir para iniciativa do país
Segundo secretária mexicana, experiência de ex-presidente no Fome Zero pode contribuir para iniciativa do país
Segundo secretária mexicana, experiência de ex-presidente no Fome Zero pode contribuir para iniciativa do país
O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva visitará o México nos dias 19 e 20 de abril para aconselhar o governo do país em um programa denominado “Cruzada Nacional contra a Fome”. A secretária mexicana de Desenvolvimento Social, Rosario Robles, afirmou nesta terça-feira (02/04) que Lula já analisa o projeto que visa favorecer 7,4 milhões de pessoas.
"Esperamos que, quando ele vier, seja uma visita produtiva, de trabalho. Enviamos o projeto para que saiba em que consiste, e nesta relação esperamos que também possa nos aconselhar de alguma maneira e dar uma reflexão sobre a Cruzada Nacional contra a Fome", declarou a secretária, em entrevista coletiva.
Robles destacou que Lula é "um homem muito bem-sucedido neste tema", devido ao desenvolvimento do programa social brasileiro “Fome Zero”, e que suas contribuições no país serão fundamentais. A secretária não esclareceu, no entanto, se o ex-presidente prestará assessoria formal no desenvolvimento do projeto mexicano.
No fim do mês, o diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação), José Graziano da Silva, ex-ministro Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome de Lula entre 2003 e 2004, irá ao México para realizar uma conferência. Segundo Robles, a FAO já colabora com a secretaria mexicano no desenvolvimento do programa.
Robles esclareceu ainda que o programa de combate à fome, já em vigor em algumas localidades, inclui orientação à população acerca de alimentação adequada, iniciativas para aumentar a produção dos pequenos agricultores e minimizar a perda de alimentos, além da participação comunitária e social.
O projeto prevê a assinatura de convênios entre a secretaria e universidades públicas do país para que estudantes atuem em alguns dos 400 municípios onde a Cruzada Nacional contra a fome será levada a cabo. Entre as medidas, estão previstos leilões e doações por bancos de alimentos e fundações empresariais, além de concursos e atividades culturais.
*Com informações de Milenio e Agência Efe.
0 comentários:
Postar um comentário