Hoje completa 8 anos que uma fatalidade tirou Ronaldo Valência do sonho de cumprir o mandato de vereador pelo PT de Campo Grande. A atuação parlamentar seria a formalidade daquilo que havia feito ao longo da vida através da organização social.
"Tudo que se consegue é com muita luta e organização", costumava dizer Ronaldo. A sua trajetória mostra que não é preciso ser rico ou de família tradicional para alcançar grandes objetivos. Nascido na zona rural e criado apenas pela mãe, Ronaldo ainda foi agricultor e jornaleiro.
Nas suas atuações conseguiu fazer avançar a reforma agrária no médio oeste e promoveu o acesso a terra a centenas de famílias sem terra. Ronaldo Valência melhorou o apoio a agricultura na medida que fundou diversas entidades de assessoria rural, como o Núcleo Sertão Verde. Ronaldo fez o fortalecimento da educação através da cobrança quando atuava no movimento estudantil; e ainda ajudou muitas pessoas carentes, de modo pessoal e afetiva.
Tendo a oportunidade de atuar em vários municípios potiguares, Ronaldo Valência priorizou seu trabalho em Campo Grande e foi um dos primeiros petistas locais. A sua marca está presente também no grupo que fundou o NSV.
Esta data é de reflexão e respeito por parte de todos/as que lutaram ao lado dele em Campo Grande e região. Deixou filhos/as e plantou árvores que estão com frutos sendo colhidos. Certamente, se puder, estará nos vendo hoje na companhia de seu pai adotivo, Pe. Pedro Neefs.
*Caramuru Paiva
0 comentários:
Postar um comentário