As eleições municipais estão chegando e segundos dados do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os votos dos jovens brasileiros terão impacto sobre a eleição 2012. A Porcentagem de jovens aptos a votarem é de cerca de 42% da população brasileira. E em algumas capitais importantes esse número pode chegar a 54%. Significando, assim, que o resultado da eleição 2012 poderá ser decidido pelos jovens!
O Brasil tem a particularidade de que a pessoa começa a ser considerada cidadã a partir do momento em que efetua a sua inscrição eleitoral. Usufruir do direito de votar é uma forma do jovem exercer a cidadania e mostar sua opinião sobre o futuro que deseja para o seu país. Para isso, pesquisas mostram os temas que os jovens serão mais influênciados na hora de votar:
1º lugar: A situação econômica.
2º lugar: Segurança Pública.
3º lugar: Educação
Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país. O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.
Como votar conscientemente :
- Em primeiro lugar temos que aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?
- É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo idéias para o seu representante.
- Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale a pena repetir o voto
- A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.
0 comentários:
Postar um comentário