Como fazer marketing político no
Twitter
Com a chegada das eleições
proporcionais, certamente muitos candidatos estão se perguntando como fazer marketing
político no Twitter. Faz sentido essa preocupação, já que o marketing político
digital terá uma participação relevante nas eleições de 2012 e as redes sociais
desempenharão uma função crucial nestas campanhas. O que se viu nas eleições
anteriores foram candidatos usando o Twitter
como ferramenta de marketing político eleitoral, mas, infelizmente, nem todos
os casos foram “cases de sucesso”. O marketing político no Twitter, na maioria
das vezes foi uma verdadeira aula do que não fazer.
A
estrutura do marketing político no Twitter
O Twitter não é uma campanha de marketing político
eleitoral em si, mas somente uma das ferramentas disponível para esse tipo de
campanha, por isso é necessário integrá-lo a outras ações de marketing digital
para que ele possa atingir todo o seu potencial. Muita gente, nas últimas
eleições achou que só pelo fato de ter criado uma conta no Twitter estaria
realizando uma campanha de “marketing político digital”. Ledo engano.
Para se pensar em fazer uma campanha de marketing
político no Twitter, deve antes de tudo ter uma estrutura, conteúdo relevante e
pessoal capacitado na veiculação e monitoramento. O conteúdo não pode ser
exclusivamente auto-promocional, muito pelo contrário, ele deve ser informativo
e acima de tudo participativo. As mídias
sociais como ferramenta de marketing
eleitoral partem do pressuposto de que haverá interação entre o
candidato e o eleitor. Sem isso, não faz o menor sentido estar no Twitter nas
eleições.
Veja algumas sugestões de conteúdo interessantes
para uma campanha de marketing eleitoral no Twitter:
- Forneça orientações sobre questões relativas a importância do voto consciente;
- Questione seus seguidores sobre que tipo de propostas eles teriam para apresentar;
- Informe sobre sua agenda eleitoral e locais onde poderá ser encontrado;
- Use o seu Twitter da campanha eleitoral como uma vitrine das eleições e não somente da sua candidatura.
Lembre-se que acima de tudo, o conteúdo publicado
no Twitter deve estar alinhado com o conceito da campanha traçado durante o
processo de planejamento estratégico digital da campanha.
Gestão de
uma campanha de marketing político no Twitter
O Twitter é atualmente uma das ferramentas
mais estratégicas em termos de marketing digital. Hoje em dia é usado por
pequenas e médias empresas como uma poderosa ferramenta de relacionamento com
seus clientes. Por isso, é necessário ter pessoal capacitado para gerir essa
ferramenta. Em nosso curso de marketing político digital eleitoral, fazemos
questão de colocar a capacitação da equipe como fator fundamental para o
sucesso de uma campanha eleitoral. O suporte de um analista de mídias sociais,
ou a contratação de uma agência digital para gestão das redes sociais em uma
campanha eleitoral é fundamental para o sucesso neste tipo de ação de marketing
nas mídias sociais.
Não dá para improvisar colocando pessoal
despreparado para gerir seus perfis nas redes sociais. O analista de mídias
sociais, além de ser um profissional com profundo conhecimento das ferramentas,
possui uma outra qualidade fundamental para uma campanha de marketing político
nas redes sociais, ele sabe como gerenciar as terrivelmente famosas crises nas
redes sociais. Felizmente, no Brasil temos ótimos profissionais neste segmento,
muitos deles formados em nosso cursos direcionados às mídias sociais.
Marketing
político no Twitter – Monitoramento é decisivo
Não faz o mínimo sentido tentar usar o Twitter como
santinho digital a ser jogado na rede sem um acompanhamento de resultado e
interação com os eleitores. Por isso é fundamental que uma campanha de
marketing político no Twitter seja acompanhada de uma forte estrutura de
monitoramento das redes sociais. Mal entendidos e centrais de boatos podem
fazer um estrago na sua imagem digital e um bom monitoramento pode identificar
esse tipo de problema logo quando surgem, tornando bem mais fáceis as ações de
esclarecimento e correção.
Portanto, se você pensa em promover ações de
marketing político no Twitter nas próximas eleições, fique atento a esses
pontos para não acabar se decepcionando com suas ações de marketing político digital
nas redes sociais.
Por Alberto Valle
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